Com o objetivo de minimizar os impactos com a constante falta de água, o prefeito de Minador do Negrão, Josias Aprígio, determinou a construção de uma cisterna para o abastecimento da Casa Maternal Antenor Paes Ferro.
Após a conclusão da obra, que está sendo realizada com recursos próprios, o reservatório terá a capacidade de armazenamento superior a 40 mil litros de água, facilitando as atividades dos profissionais da Unidade de Saúde.
De acordo com o prefeito, a medida irá garantir a manutenção constante da Casa Maternal do município, que já chegou a ter os atendimentos suspensos em decorrência da falta d´água. “Desde que foi inaugurada, a Casa Maternal teve grandes problemas por não ter um equipamento que oferecesse água para garantir o atendimento à população. Agora, esse problema será resolvido”, explicou Josias Aprígio.
Atualmente, a Unidade de Saúde possui uma cisterna de 7 mil litros, que é insuficiente para manter as atividades da Casa Maternal.
Segundo o Prefeito, o novo equipamento de armazenamento de água representa o pontapé inicial para um programa que vai melhorar os problemas de abastecimento do município. “Essa é a primeira de muitas cisternas que a Prefeitura irá construir para diminuir o sofrimento do povo sertanejo que há tantos anos sofre com a falta de água”, garantiu.
Por fim, Josias Aprígio revelou que tem buscado parcerias com o intuito solucionar as questões de abastecimento do município. “Nossa gestão é participativa! Sempre estaremos de portas abertas para novas parcerias, tanto do setor privado como no público. Estamos conversando com o Governo do Estado e com a CODEVASF, buscando meios para resolver essa dor de cabeça antiga da população, que é a constante falta de água”, concluiu.
A nova cisterna terá um sistema para armazenamento de água da chuva. Nos momentos de estiagem, o abastecimento será feito através de carros-pipa.